segunda-feira, 21 de setembro de 2009

COMO CULTIVAR FRAMBOESAS

Rafael Pio*

“Ideal para o cultivo em regiões montanhosas, a framboesa é boa fonte de renda para o agricultor pelo fácil cultivo e preparo de geléias caseiras”
De uma só vez, a framboeseira produz milhares de frutos por florada. Nem é preciso de adubação extra, nem de tratos especiais para isso. Na verdade, o farto volume se dá por uma engenhosidade da natureza. Ao olhar de perto, o que se vê em uma framboesa é um aglomerado de gominhos, cerca de 75 a 80 deles, cada um corresponde ao fruto verdadeiro.
Semelhante à amora-preta, com tamanho que raramente ultrapassa 20 milímetros, a framboesa se diferencia por ter fruto oco e coloração que varia do amarelo ao vermelho e negro. Rica em vitamina C, a fruteira possui sementes dotadas de fibras insolúveis, que são eficazes na prevenção da prisão de ventre.
Recentemente, a framboesa tem sido bastante difundida na industrialização de polpa congelada, sucos, iogurtes, sorvetes, gelatinas e geléias. Mas é muito apreciada in natura, o que torna seu cultivo atraente para áreas com atividade de turismo rural. Rústica, a framboeseira apresenta mínimos problemas com doenças e pragas no cultivo.
Ótima para ser plantada no inverno, a planta encontra boa produção em áreas de verão ameno e com temperaturas menores que sete graus, por mais de 250 horas no inverno. Por isso, é cultivada principalmente na região da alta Mantiqueira, nas cidades de Gonçalves, Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal, e no Rio Grande do Sul, em Caxias do Sul e Vacaria.
Original dos campos do centro e norte da Europa e de parte da Ásia, ela pertence à família das Rosáceas. Delicada, suculenta, de sabor ligeiramente ácido, nasce de uma planta arbustiva, com caule ereto e ramos armados, cheios de espinhos, mas facilmente descartáveis. As folhas possuem de três a cinco folíolos e as flores são de cor branca.
Apesar de ser uma planta rasteira, não se recomenda a formação de parreiras. A produção ocorre apenas nas extremidades dos ramos. O mais indicado é deixar que se desenvolva no canteiro, com o uso de espaldeiras para ajudar no apoio dos ramos.
Obtenção das Mudas – O custo inicial de uma muda é de cerca de 2,50 reais. Mas na primeira poda, já podem ser retiradas do próprio pomar estacas para novos plantios. Faça isso nos meses de maio a julho, durante a poda hibernal ou de inverno. As estacas devem ter comprimento de 15 a 20 centímetros, colocadas em feixes e enterradas em locais sombreados e úmidos. Rebentos também podem ser utilizados, desde que o local não possua problemas com doenças de solo.
Espaçamento – Entre as plantas, deixe um espaço de 0,30 metro e, entre linhas, de dois a 2,5 metros. Na adubação, aplique três litros de esterco de curral curtido e 40 gramas de superfosfato simples por cova.
Espaldeira (palanques) – O sistema de condução utilizado é o de espaldeira simples, com um fio de arame de 1,20 metro de altura. Nele, amarre com barbante ou escore com bambu o ramo principal de cada planta.
Terreno – A framboeseira adapta-se a solos de textura média, ricos em matéria orgânica e com pH de 5,0 a 5,5. Podem ser planos ou inclinados, mas sem excesso de umidade.
Ambiente – Regiões com chuvas ao redor de 700 a 900 milímetros favorecem o seu desenvolvimento, apesar de na época da colheita favorecem a ocorrência de doenças nos frutos, como a ferrugem e podridões. A framboeseira vai bem em locais com altitude entre 1300 e 1400 metros, mas também se adapta em níveis de 500 a 600 metros.
Produção e Produtividade – Pode atingir até 8 ton/ha. A frutificação ocorre cerca de um ano e meio após as mudas serem levadas para o local definitivo. Colha os frutos maduros e com cuidado, pois são delicados. De novembro a dezembro e abril são os melhores meses para a colheita. A framboesa pode ser conservada a zero graus e sob umidade de 90 a 95% por quatro dias. Se for usada para polpa, lave em água corrente e congele.
Cuidados – Após o período de produção, deve ser feita a poda. Desbaste a planta com a retirada de todos os galhos que frutificaram e conduza uma nova brotação até o fio de arame. Os novos frutos nascem dos ramos formados no ano.***Trabalho enviado para publicação no TodaFruta em 08/10/07* Engenheiro Agrônomo e Professor da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Rua Pernambuco, 1777, Caixa Postal 1008, CEP 85960-000, Marechal Cândido Rondon, PR.

Nenhum comentário: