segunda-feira, 11 de maio de 2009

Carvalho Canadense

É uma espécie florestal de ampla distribuição natural , originária da América do Norte e América Central, essa espécie é umas das mais plantadas na América do Norte para produção de madeira . É uma árvore de extrema beleza, muito usada para plantio em parques e jardins, no outono suas folhas adquirem coloração amarelo avermelhada.
Ela desenvolve-se bem em diversos tipos de solos, inclusive em regiões sujeitas a inundações, os melhores crescimentos são observados em solos profundos frescos e úmidos de textura média e ph entre 6,00 e 7,00.
É uma das espécies arbóreas mais adptáveis e tolerantes quanto as condições de solo para o seu desenvolvimento, possui crescimento rápido, podendo atingir mais de 20m de altura, produz madeira de excelente qualidade, tornando desta forma uma espécie alternativa de grande potencial para o setor florestal brasileiro, especialmente para as regiões SUL E SUDESTE, dada a sua capacidade de adptação e crescimento. Os incrementos volumétricos obtidos são comparados a muitos eucaliptos de crescimento rápido.
Seu sistema radicular é pivotante, tornando as árvores muito resistentes ao vento.
Sua madeira é indicada para multiplos usos, como matéria prima para celulose; madeira serrada para fabricação de móveis e embalagens ; dormentes, porém, um de seus usos mais valorizados é a produção de lâminas para chapas de compensados. O cerne apresenta coloração café avermelhada , enquanto o alburno é quase branco.
As propriedades medicinais de sua seiva de cor marrom clara , semelhante ao mel que, uma vez concentrada mediante fervura, torna-se um bálsamo amplamente usado para fins medicinais, usados nos tratamentos de desinterias, catarro pulmonar, doenças de peles e muitos outros males. As propriedades medicinais desse bálsamo são atribuidas aos compostos de ácido cinâmico contidas na seiva.

Nenhum comentário: