quarta-feira, 1 de abril de 2009

Torta de neem

Utilização em agricultura orgânica conforme instrução normativa do Ministério da Agricultura numero 007, de maio de 1999

Composição: Torta de Neem feita através do resíduo da prensagem a frio das sementes do Neem, que depois de seco, ''e moído formando a torta.

Apresentação: Sacos de Ráfia de 1 kg, 5 kg e 20 kg.

Utilização: Apresenta substâncias alimentares e minerais adequadas para adubação de plantas e proteção destas contra pragas, fungos e insetos, na pecuária a torta de neem é muito eficaz em Bovinos, Caprinos e Equinos no controle de carrapatos, mosca de chifre mosca do berne, entre outros.


Indicação:
$ Agricultura - Na agricultura orgânica é utilizada como fertilizante, componente do substrato para produção de mudas e no combate a nematóides e insetos subterrâneos.

$ Pecuária - utilizado como ingrediente na alimentação animal, misturada ao Sal Mineral ( controle de carrapatos, mosca de chifre, etc.).


Dosagem:

$ Como componente do substrato para produção de mudas variando de 1 a 2 % da composição final do peso do substrato.
Exemplo: a cada 25 kg de substrato utilizar no máximo 0.5 kg, ou seja, meio kg de torta.

$ Como adudo orgânico utilizar de 20 a 30 g por metro quadrado para olerículas (hortaliças) a cada ciclo cultivado, 100 a 200 gramas por planta na fruticultura e silvicultura ( sementes p/povoamento) com frequência a cada 90 dias.

$ Na pecuária 2% da composição do sal mineral


Custo x Benefício
$ . Baixo custo;
$ . Maior desenvolvimento da parte aérea da planta;
$ . Maior enraizamento das mudas;
$ . Controle total de nematóides, além de combater insetos subterrâneos;
$ . Fornece nutrientes à planta;
$ Fácil aplicação;
$ 100% natural, o princípio ativo azadiractina, passa a ter ação benéfica no solo.

Precauções:

A torta de neem misturada ao sal mineral deverá ser consumida pelo animal entre 45 a 60 dias para evitar a oxidação da mistura.

Nenhum comentário: