quarta-feira, 18 de março de 2009

Neem - A Árvore

Pesquisadores descobriram que o Neem age tanto na área de Pesticidas, como na área medicinal. Descobriu-se que as sementes do Neem combatem mais de 200 espécies de insetos, pragas, baratas, traças, pulgões, dentre outros. Neem, uma árvore para resolver problemas globais. A árvore é provavelmente a melhor fonte de biopestiçida existente. É um presente de Deus. Uma árvore que pode ajudar a todos. Surpreendentes propriedades de curam têm sido atribuídas ao Neem por antigos autores sânscritos. Na verdade, a árvore tem servido como um dispensário nas áreas rurais e assegurou seu lugar na farmacopéia indiana. Devido a efeitos colaterais provocados por pesticidas sintéticos, a tendência atual é o uso de um pesticida natural. Mais de 2400 plantas são conhecidas por suas propriedades pesticidas, mas somente o Neem oferece um controle efetivo dos insetos que causam perdas na agricultura sem afetar o meio ambiente. Várias partes da árvore têm sido usadas na Índia há vários milênios com propósitos medicinais. A Ayurveda considera a árvore como uma SARVA ROGHA NIVARANI ( Cura de todos os males).
Sua casca é receitada para febre , reumatismo, dores, lombares, etc. O óleo é usado no tratamento de tétano, urticária, eczema, escrófula, erisipelas, e nos estágios iniciais da lepra. O suco de folhas do neem é usado para expelir lombrigas, curar icterícia, e doenças da pele. Os pequenos galhos da árvore do neem são usados em muitas comunidades como as escovas de dente descartáveis que ajudam na preservação dos dentes. Vento soprando nas folhas da árvore de Neem é de grande beneficio para pessoas nas redondezas. A árvore é muito estimada pelos Indianos. Folhas de Neem mantidas entre roupas de lã ou de seda dobradas, as protegiam de insetos. Antes da era dos inseticidas sintéticos. Distribuição
O Neem é nativo em todo o subcontinente Indiano. É na Índia que a árvore é mais amplamente explorada. Ela é cultivada desde a ponta do Kerala até o Himalaia, em regiões tropicais e subtropicais, em regiões áridas até nas tropicais úmidas e desde o nível do mar até 700 m de altitude. O Neem foi introduzido na África no início do século. Agora está sendo cultivado em pelo menos 30 países , principalmente naqueles ao longo da costa sul do deserto do Saara, onde se tornou um importante fornecedor de combustível e madeira. Foi introduzida em Fidji, Caribe, e em muitos países da América Central e da América do Sul.

Nenhum comentário: