segunda-feira, 11 de maio de 2009

Grevillea Robusta

Grevillea Robusta a. Cunn (Proteacea)
Originária da Austrália, essa espécie é de crescimento rápido, produz tronco reto, podendo atingir mais de 20m de altura, resistente a seca e ao frio, pode ser cultivada até 2.300m de altitude, suporta temperaturas baixas. Cresce bem em solos arenosos; limosos e ácidos.
É uma excelente espécie para ser consorciada com outras culturas( exemplo: café , cacau, banana e pastagens ), muito usada como quebra-vento e no paisagismo em geral, produz flores ricas em nectar, sendo portanto muito procurada pelas abelhas e pássaros, suas flores são amarelo alaranjadas.
Sua madeira tem a cor castanho rosada, semelhante ao carvalho, muito usada para produção de móveis; na construção civil leve, em marcenarias; decoração externa; armários e compensados em geral. Sua madeira é facil de ser trabalhada, lixada e torneada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,

Possuo uma Grevillea Robusta no quintal de minha casa. Essa árvore já foi podada anteriormente pelo primeiro morador da casa e cresceu novamente. Hoje ela deve ter uns 20 metros de altura e a altura da poda foi a uns dez metros de altura. Gostaria de saber se o ponto em que a arvore foi podada anteriormente constitui em ponto frágil em relação aos ventos. Se há algum perigo de a árvore se romper neste ponto com ventos fortes.
Obrigado