terça-feira, 17 de março de 2009

O óleo de neem em S. Paulo.

Passado 1 ano residindo em S. Paulo; ao retornar de uma viagem à Alfenas, na beira da estrada encontro um produtor de orgânico cujo sucesso e entusiasmo com o óleo, me fez até mesmo pensar em voltar a plantar batata dessa vez orgânica.
Deixei de produzir batatas a 13 anos, ou melhor de insistir em ficar rico um dia...
É um garimpo, pelo menos era na época como em 86, quando com um e meio caminhão de batata, tirava-se uma F- 1000 na agencia.
O risco é tão grande e o dano ao ambiente maior..., só Deus sabe.
Mudou muito o sistema e as regiões produtoras; sendo o Estado de S. Paulo, como em quase tudo nesse pais, o maior produtor, com tecnologia e produtores que fazem rir das tecnicas e abusos quimicos do passado.
A evolução do sistema produtivo e o papel da EMBRAPA na pesquisa foram fundamentais no processo de desenvolvimento.
A fitopatologia do Dr. Charles F. Robs nunca será esquecida, assim como o entomologista Dr. Cincinato Gonçalves.
A cultura orgânica surge com um potencial e interesse econômico muito grande; em uma época e em um pais que precisa importar menos quimica e se descontaminar, como todo o planeta; principalmente junto à áreas produtivas próxima aos grandes centros.
A contaminação das águas e solos nas bacias que abastecem esses grandes centros assusta e no futuro a legislação com certeza será bem mais justa e eficaz no processo de descontaminação.
Não é uma idéia, não é um sonho, é uma realidade.
Acredito.

Nenhum comentário: