terça-feira, 19 de maio de 2009

Neemline-ACAF


1.700 espécies das variedades descritas terão início de plantio em setembro/2009 na Fazenda Brumado em Delfim Moreira - M.G, pela Neemline - ACAF.

Foram adquiridas em viveiro de mudas fiscalizadas e certificadas no Estado de Minas Gerais.

A fazenda Brumado oferece as condições ideais ao desenvolvimento das espécies florestais à serem plantadas.
Desde o preparo de solo todas as etapas serão acompanhadas e registradas por profissionais especializados e responsáveis pelo empreendimento.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Grevillea Robusta

Grevillea Robusta a. Cunn (Proteacea)
Originária da Austrália, essa espécie é de crescimento rápido, produz tronco reto, podendo atingir mais de 20m de altura, resistente a seca e ao frio, pode ser cultivada até 2.300m de altitude, suporta temperaturas baixas. Cresce bem em solos arenosos; limosos e ácidos.
É uma excelente espécie para ser consorciada com outras culturas( exemplo: café , cacau, banana e pastagens ), muito usada como quebra-vento e no paisagismo em geral, produz flores ricas em nectar, sendo portanto muito procurada pelas abelhas e pássaros, suas flores são amarelo alaranjadas.
Sua madeira tem a cor castanho rosada, semelhante ao carvalho, muito usada para produção de móveis; na construção civil leve, em marcenarias; decoração externa; armários e compensados em geral. Sua madeira é facil de ser trabalhada, lixada e torneada.

Cedro Australiano

Toona Ciliata

Pertence a família das meliaceae, originárias das regiões tropicais da Austrália, é uma espécie de crescimnento rápido, possui tronco reto, podendo atingir 40m de altura e até 2,00 de diametro em solos com boa fertilidade . Desenvolve-se melhor em altitudes compreendidas entre 500 e 1500m de altura e com índices de chuvas acima de 1100 mm , prefere solos com ph entre 5.5 a 7,00. A expectativa de corte para plantios bem manejados é a partir de 11 anos. Uma característica importante desta espécie, é a capacidade de rebrota após o corte , diminuindo assim despesas com novas mudas para formação de nova área.
Produz madeira de boa qualidade, na cor avermelhada, considerada nobre para fabricação de móveis finos; confeção de instrumentos musicais e acabamentos internos em construção civil. Uma árvore bem formada após 11 anos, pode render mais de 1 metro cúbico de madeira serrada, sendo portanto um excelente investimento, uma verdadeira “ POUPANÇA VERDE “.Esta espécie é muito indicada para sombreamento de lavouras cafeeiras , para plantios em sistemas de mozaícos com outras espécies de crecimento rápido . Poderiamos citar como exemplo algumas espécies de árvores nobres para consórcio : o cedro indiano; a acácia mangium; o mogno nacional ; o mogno africano; o neen indiano, a teca e outras mais. É uma espécie que pode ser usada com sucesso no Trinômio : LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA.

Carvalho Canadense

É uma espécie florestal de ampla distribuição natural , originária da América do Norte e América Central, essa espécie é umas das mais plantadas na América do Norte para produção de madeira . É uma árvore de extrema beleza, muito usada para plantio em parques e jardins, no outono suas folhas adquirem coloração amarelo avermelhada.
Ela desenvolve-se bem em diversos tipos de solos, inclusive em regiões sujeitas a inundações, os melhores crescimentos são observados em solos profundos frescos e úmidos de textura média e ph entre 6,00 e 7,00.
É uma das espécies arbóreas mais adptáveis e tolerantes quanto as condições de solo para o seu desenvolvimento, possui crescimento rápido, podendo atingir mais de 20m de altura, produz madeira de excelente qualidade, tornando desta forma uma espécie alternativa de grande potencial para o setor florestal brasileiro, especialmente para as regiões SUL E SUDESTE, dada a sua capacidade de adptação e crescimento. Os incrementos volumétricos obtidos são comparados a muitos eucaliptos de crescimento rápido.
Seu sistema radicular é pivotante, tornando as árvores muito resistentes ao vento.
Sua madeira é indicada para multiplos usos, como matéria prima para celulose; madeira serrada para fabricação de móveis e embalagens ; dormentes, porém, um de seus usos mais valorizados é a produção de lâminas para chapas de compensados. O cerne apresenta coloração café avermelhada , enquanto o alburno é quase branco.
As propriedades medicinais de sua seiva de cor marrom clara , semelhante ao mel que, uma vez concentrada mediante fervura, torna-se um bálsamo amplamente usado para fins medicinais, usados nos tratamentos de desinterias, catarro pulmonar, doenças de peles e muitos outros males. As propriedades medicinais desse bálsamo são atribuidas aos compostos de ácido cinâmico contidas na seiva.

Mogno Africano

Originária da África Ocidental; Costa do Marfim; Sul de Camarões; Nigéria ; Togo e Gana, é uma espécie que tolera sombreamento, na fase jovem, é resistente ao ataque da broca da ponteira.Esta espécie pode ser usada com sucesso para plantios em consórcio com outras espécies nobres também de crescimento rápido, poderiamos sugerir para este consórcio : o neen indiano; a acácia mangium; o cedro australiano; o cedro indiano; o guanandi; o paricá e o pau de balsa, etc.Está espécie pode ser usada em sombreamentos de lavouras cafeeiras e para o trinômio “LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA”.
É uma árvore de porte elevado e tronco reto, em plantios bem manejados e em solos com boa fertilidade e boas condições hídricas, pode alcançar os 40m de altura e diametro superior a 1,00 m, na altura do peito.
Sua madeira é usada na fabricação de móveis de luxo, usos na indústria naval e acabamentos interiores de contruções. Mogno Africano

terça-feira, 5 de maio de 2009

Neemline- Agro-Florestal


A Neemline alugou no dia 2 de maio o imóvel da foto, em Delfim Moreira-M.G.
Onde funcionava uma lan house e video locadora, passará o ponto a ter uma função múltipla.
O porão da casa será abrigo para uma pequena cozinha destinada à produção de doces e compotas de frutas orgânicas, produzidas na região.
A casa em sí, localizada em uma esquina da praça principal da cidade se prepara desde já para abrigar uma agência de turismo, visando desenvolver e explorar o eco turismo, uma das riquezas da região; e ter a Neemline distribuindo informações e produtos derivados do neem e administrando o plantio das espécies já mencionadas; em parceria com produtores rurais.
A assistência técnica, o fornecimento de mudas e a execução dos projetos florestais, à serem implantados, servirá também o imóvel como base e apoio às operações.